Afinal, o que é defesa pessoal? Conheça um pouco mais | Arnaldo Ferreira Reviewed by Momizat on . Meu conceito de Defesa Pessoal é toda e qualquer técnica que sirva para preservar sua integridade física, moral e psicológica. Integridade psicológica? Sim, ao  Meu conceito de Defesa Pessoal é toda e qualquer técnica que sirva para preservar sua integridade física, moral e psicológica. Integridade psicológica? Sim, ao  Rating: 0
Você está aqui:Home » LUTAS » Defesa Pessoal » Afinal, o que é defesa pessoal? Conheça um pouco mais | Arnaldo Ferreira

Afinal, o que é defesa pessoal? Conheça um pouco mais | Arnaldo Ferreira

Combato the art of self defenseMeu conceito de Defesa Pessoal é toda e qualquer técnica que sirva para preservar sua integridade física, moral e psicológica. Integridade psicológica? Sim, ao menos a meu ver, agressões não são só físicas, são também morais, é tanto que a justiça já pensa em criminalizar o tal de “Bullying”.

Então partindo deste princípio de que, Defesa Pessoal é um conjunto de técnicas para lhe preservar, podemos dividir a defesa pessoal em duas partes (lembrando que esse é o meu conceito).

A primeira parte e a principal da defesa pessoal refere-se à prevenção e atitudes de segurança. Lembre daquele ditado: “É melhor prevenir a remediar”, pois prevenção e atitudes de segurança se corretamente seguidas vão diminuir os riscos em mais ou menos 90%.

A segunda parte da defesa pessoal seriam as técnicas “físicas” propriamente ditas, pois essas só devem ser colocadas em práticas quando não houver outras alternativas de se evitar a situação de risco ou o diálogo acabou da outra parte e percebe-se que uma agressão está a ocorrer.

A origem da Defesa Pessoal

O termo defesa pessoal, atualmente está tendo um destaque muito grande, visto que estamos vivendo um período muito violento. Por conta disso, muitas pessoas estão buscando se informar, treinar, entender sobre o assunto tentando preservar suas vidas no meio dessa guerra urbana onde quem anda sobre a lei estará sempre em desvantagem (infelizmente é essa a verdade).

Ao contrário do que se imagina, o termo Defesa Pessoal não é novo. Em meus estudos, já encontrei livros datados de 1943 tratando do assunto. Abaixo deixo a foto da capa do livro “Combato (não é o pessoal do Kombato, esse aí não tem o K kabalistico) The Art Of Self-Defence for Soldier and Civilian” para vocês terem uma noção.

Provavelmente, a defesa pessoal “moderna” teve influência do meio militar, onde, por necessidade e eventualidade, eles começaram a adaptar as técnicas de artes marciais para um “cenário mais real”. Então, a parte de técnicas da defesa pessoal tem origem direta das artes marciais. Já a ideia e preocupação com defesa pessoal é ainda mais antigo.

Acredito que a partir do momento que os seres humanos começaram a viver juntos (famílias, vilas, casas) e tiveram que enfrentar as adversidades de inimigos diversos e/ou até deles próprios, a defesa pessoal teria “nascido”.

Atualmente, existem vários cursos de defesa pessoal ministrados por vários instrutores de origens marciais diversas. Infelizmente, acho que cursos só servem para alguém que já praticou alguma arte marcial por algum tempo e, assim, sua noção de técnicas é melhor do que quem nunca treinou arte alguma, então para quem nunca teve intimidade com artes marciais, o melhor mesmo seria um treino regular isso se o objetivo pessoal é apenas preservar sua integridade e não a de competir e afins. Futuramente irei postar sobre estilos, métodos, sistema de treino focado em defesa pessoal.

Instrutor Arnaldo Ferreira
Contato para aulas, cursos e palestras
Site: www.metodoattackdp.uol.xpg.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/arnaldo.junior.3114
Fanpage: https://www.facebook.com/MetodoAttackDefesaPessoal
Instagram: @Metedo_Attack_Defesa_Pessoal
Fone: (82) 8878-1988
Email: arnaldo_._@hotmail.com

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Redação Esporte Alagoas
Equipe de Redação

O Esporte Alagoas é o maior portal de notícias esportivas de Alagoas. Aqui, acompanhamos todas as modalidades esportivas praticadas no estado. Entre em contato conosco e e conheça nossas propostas de parceria. Esporte Alagoas, Vivemos o esporte!

Número de entradas : 1382

© 2013 - 2015 - Desenvolvido e Hospedado por Giga WS

Voltar para o topo