superliga-nordeste-futebol-americano-esportealagoas

superliga-nordeste-futebol-americano-esportealagoasA Liga Nordestina de Futebol Americano (Linefa), associação que congrega os principais times da modalidade na região, apresentou uma nova fórmula para a sua principal competição em 2014. Neste ano, os seis primeiros colocados na temporada anterior estão automaticamente classificados para a segunda fase da competição, enquanto outros nove clubes disputam uma primeira fase, que dará mais quatro vagas na segunda etapa. A nova fórmula foi definida durante o 7° Encontro da Linefa, realizado durante o último sábado (18), em João Pessoa (PB).

Os representantes de 14 dos 15 clubes filiados a Linefa decidiram por uma fórmula que torna a disputa mais dinâmica e competitiva. Separando os times de acordo com a colocação que obtiveram no campeonato anterior, a expectativa é de partidas mais equilibradas e vagas disputadas até a última rodada. O novo formato ganhou até um novo nome, a partir de agora a competição se chamará Superliga Nordeste. O João Pessoa Espectros (PB) e América Bulls (RN), respectivamente atuais campeão e vice-campeão nordestinos, junto de Recife Mariners (PE), Recife Pirates (PE), Ceará Caçadores (CE) e Ceará Fênix (CE) já estão classificados para a segunda fase.

As outras equipes disputarão a primeira fase, divididas em três grupos regionalizados. No Grupo A, estão UFERSA Petroleiros (RN), Natal Scorpions (RN) e Roma Gladiadores (CE); o grupo B é formado por Tropa Campina (PB), Sergipe Bravos (SE) e Maceió Marechais (AL); e do Grupo C participam Vitória All Saints (BA), Lauro de Freitas Kings (BA) e Confiança Imortais (SE). O primeiro colocado de cada grupo e o melhor segundo colocado entre os três grupos se garantem na segunda fase, que será disputada no segundo semestre. A primeira rodada da primeira fase acontece em 26/04 e vai até o final de maio.

Na segunda fase, Divididos em dois grupos de 5 times, cada equipe fará seis jogos, sendo 4 contra os adversários do seu grupo e dois contra membros do outro grupo. Apenas os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais, cujos vencedores farão a grande final, que será disputada em novembro.

Mais uma competição

Para as equipes eliminadas na primeira fase da competição, a temporada não termina no primeiro semestre. Os clubes que finalizaram a primeira fase entre a quinta e a oitava colocações disputarão um torneio durante o segundo semestre, entre o fim da segunda fase e a semana das semifinais.

Para Jeffrey Lasogga, o diretor do Vitória All Saints, equipe que volta à competição depois de um ano, a expectativa é muito positiva, principalmente pela organização da tabela e pela união dos clubes em prol da liga. “A criação de uma primeira fase faz com que os times que estão começando tenham uma motivação a mais, e cria uma fase seguinte com times de alto nível, que vão garantir o espetáculo para quem está na arquibancada”, analisa.

Nova diretoria

Durante a reunião, os clubes definiram que o mandato na presidência da Liga passará de um para dois anos, com o direito a uma reeleição, e elegeram o presidente da Federação Paraibana, Felipe Jardim, como novo presidente da Linefa. Complementam a nova diretoria o vice-presidente (Alysson Luiz, do América Bulls), secretário (Daniel Ferraz, do Natal Scorpions), diretor financeiro (André Ferreira, Ufersa Petroleiros), diretor de marketing (Julio Deodato, Recife Mariners) e diretor esportivo (Armando Gomes, Ufersa Petroleiros).

Para o novo presidente da Linefa, Felipe Jardim, a meta é organizar um campeonato de alto nível e que agrade os torcedores. “Queremos mostrar que o futebol americano é uma opção de entretenimento de qualidade para as famílias no Nordeste. Os clubes têm melhorado sua estrutura, contratando jogadores e técnicos americanos, o que fará com que o esporte cresça ainda mais. Fora de campo, o novo formato da Superliga Nordeste possibilitará realizarmos um melhor trabalho de marketing, pois temos um novo e excelente produto para ser oferecido ao mercado, possibilitando um crescimento da receita de todos os times”, disse.

Destaque nacional

Algumas das equipes mais importantes do cenário nacional do futebol americano disputam a Superliga Nordeste, como o atual vice-campeão brasileiro, João Pessoa Espectros e o América Bulls, de Natal, ambas entre as dez primeiras do ranking da Confederação Brasileira. A região também faz bonito fora de campo, com públicos que superaram três mil pagantes e jogos em estádios tradicionais como o Presidente Vargas, em Fortaleza, e o Estádio dos Aflitos, que foi a casa do Recife Mariners, líder de público na região, na temporada 2013.

Fonte: Linefa

Comentários

comentários